sábado, 24 de outubro de 2009

Top10 - Livros

Acho que esse é um assunto que nunca comentei por aqui.
Simplesmente amo ler, aliás, amo ler livros que tenham alguma história envolvente, especialmente se for algo ligado com a fantasia, outros mundos, um ar meio medieval...
Tanto que dos 10 livros que escolhi paa a lista (que por um acaso são os meus favoritos) 6 seguem mais ou menos esse tema.

Tambem me chama a atneção os livros da escritora inglesa Agatha Christie. São romances policiais muito bons. Já devo ter lido uns 15 e em apenas um eu acertei o assassino antes de ler os últimos capitulos.

Bom, conforme seguir a lista eu falo melhor e particularmente sobre cada livro

10. O Pequeno Principe

Autor:Antoine de Saint-Exupéry

Esse livro é muito lindinho, devo ter lido pela primeira vez quando tinha uns 11 anos...e para sere sincera precisava ler de novo por esses dias. Em cada momento que você o lê, ele apresenta um significado diferente para você. Faz pensar bastante sobre várias coisas.

Melhor parte: o livro todo é lindo.

Quote: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

9. O Hobbit

Autor:J.R.R. Tolkien

Tolkien é meu autor preferido. Até hoej me lembro do dia monotono em que passava perto da biblioteca daqui, resolvi entrar e pedir o primeiro livro que me veio na cabeça, Senhor dos aneis.
Eu nunca adivinharia que iria me apaixonar pelo livro (era a edição unica, ou seja, fui embora à pé com aquele tijolão pra casa) e que ia acabar por ler outros livros como o Hobbit, Silmarillion, Contos inacabados...
O Hobbit é mais fácil de ler do que SdA, não sei se é pelo fato de já estar familiarizada com o jeito que Tolkien escreve ou sei lá.
Mesmo assim, eu aind prefiro a triologia...mas não posso negar que o livro é bom tambem.

Melhor parte: quando eles chegam na desolação de Smaug, e depois o ataque deste a cidade do lago. As batalhas sempre são épicas, ainda mais quando há um dragão no meio.

8. Pollyanna

Autor: Eleanor H. Porter

Esse é outro livro que traz consigo uma bela mensagem, para sermos felizes e pensarmos mais lado bom da vida. As vezes a felicidade da protagonista irrita um pouco, mas é outro livro que pode ter diferentes significados dependendo da sua faze da vida.

Melhor parte: eu adoro a parte que a tia da Pollyana tambem começa a jogar o "jogo do contente", sei lá, gosto dela.

7. Assassinato no expresso do Oriente

Autor:Agatha Christie

Adoro a Agatha Christie, e esse foi um dos primeiros livros dela que li.

Melhor parte: o fim, com certeza...é o melhor final de todos que já li.

6. História Sem fim

Autor: Michael Ende

Li esse livro no começo do ano, e não lembro do filme, que por sinal assisti há eras atrás.
Uma fantasia tradicional, simples e bela. A história fala do sonho de todo amante de livros, entrar dentro dele. Só tenho raiva do Bastian (o protagonista) do meio até o fim do livro.

Melhor parte: quando o Bastian percebe que está em Fantasia (mundo paralelo onde se passa a história), e o fim, quando ele encontra as duas serpentes entrelaçãdas. Não sei porque, mas acho essa simbologia do infinito muito linda. Aliás, todo o livro é algo sem fim, infinito

Quote: "Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus às personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido..."

5. O caso dos dez negrinhos

Autor:Agatha Christie

Tipo assim, esse é o melhor livro dela. É fato que geralemtne o meio de seus livros são maçantes, mas esse consegue prender o leitor até o fim, com a atmosfera tensa. Daria um ótimo filme (alias, pelo que pesquisei, existe um filme baseado no livro, mas nunca vi maiores detalhes). Recomendo para qualquer um.

Melhor parte: o fim, quando você descobre o assassino... se bem que toda vez que alguem morre a situação fica tensa.

4. Fronteiras do Universo

Autor:Philip Pullman

Série que conheci no começo do ano tambem. Muito bons todos os livros. Pena que o filme ficou uma porcariazinha

Melhor livro: A faca sútil. O Will é tão fofo e adoro os mulefas.

3. Crônicas de Narnia

Autor:C.S. Lewis

Esses livros são perfeitos. Li-os pela primeira vez quando tinha uns 12 anos (sim, antes de sairem os filmes) e fiquei saltitante quando vi o trailer pela primeira vez. O primeiro filme não me decepcionou (e não assisto o segundo ainda). É interessante ver como Lewis, teologo anglicano, colocou singelas referências a Bíblia em todos os livros. O fim é lindo e sem graça ao mesmo tempo.

Melhor livro: A viagem do peregrino da alvorada e O sobrinho do mago

Quote: "Quase todos nós temos um país secreto, que, para a maioria, é apenas um país imaginário."

2. Série Harry Potter

Autor: J.K. Rowling

A pedra filosofal foi o primeiro livro razoavelmente grosso que li na minha vida, quando tinha 9 anos, e tambem foi o que me abriu as portas ao lindo mundo da leitura @_@
Sério, os livros me marcaram muito, só perderam o primeiro lugar porque SdA o merece.

Melhor livro: Particularmente, adoro "prisioneiro de azkaban". "Calice de Fogo" tambem.

Quote: impossível escolher apenas uma citação para um livro que me divertiu e emocionou tanto. Aqui vão alguns:

"Hermione era a última pessoa do mundo que desobedeceria ao regulamento, e ali estava fingindo que desobedecera, para tirá-los de uma enrascada. Era o mesmo que o Snape começar a distribuir balinhas." Pedra Filosofal

"A verdade é uma coisa bela e terrível, e portanto deve ser tratada com grande cautela." Dumbledore em "A pedra Filosofal"

"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades." Dumbledore em "Camara Secreta"

"A sua cabeça não tem permissão de ir a Hogsmeade. Nenhuma parte do seu corpo tem permissão de ir a Hogsmeade." Snape em "Prisioneiro de Azkaban" //eu ri muito quando li isso pela primeira vez

"O Sr. Aluado apresenta seus cumprimentos ao Prof. Snape e pede que ele não meta seu nariz anormalmente grande no que não é de sua conta.
O Sr. Pontas concorda com o Sr. Aluado e gostaria de acrescentar que o Prof. Snape é um safado mal acabado.
O Sr. Almofadinhas gostaria de deixar registrado o seu espanto de que um idiota desse calibre tenha chegado a professor.
O Sr. Rabicho deseja ao Prof. Snape um bom dia e aconselha a esse seboso que lave os cabelos." " Prizioneiro de Azkaba //idem ao de cima xD

"Sibila Trelawney: "Não vamos esquecer que quando treze comem juntos, o primeiro a se levantar será o primeiro a morrer!"
McGonagall: "Vamos correr o risco, Sibila."
[...]
Trelawney: "Meus queridos! Qual de vocês se levantou da cadeira primeiro? Qual?"
Rony: "Não sei."
McGonagall: Duvido que vá fazer diferença, a não ser que o tarado da machadinha esteja esperando aí fora para matar o primeiro que sair para o saguão." Prizioneiro de Azkaban // tarado da machadinha husahusahusauhsauhsuahhus ~isso foi uma risada

"Se você quer saber como um homem é veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais." Sirius Black em "Cálice de fogo"

"Não estou preocupado, Harry. Estou com você." Dumbledore em "Enigma do Principe" //arrepio com essa

ok, chega de quotes, um dia faço um post só para eles.

1. Triologia Senhor dos anéis

Autor: J.R.R. Tolkien

Tolkien é inspiração para mim, e senhor dos anéis é perfeito. Adoro as descrições detalhadas, me fazem construir uma ótima imagem de tudo na minha mente (que, por sinal, foi bem semelhante ao do filme...a melhor adaptação que já vi). E o mais legal é que a história não é tratada como uma ficção, mas sim como se fosse um relato de algo que realmente aconteceu, há muito tempo atrás.
Não tenho palavras para descrever mais esse livro.

Melhor livro: As duas torres, se bem que só gosto da primeira metade, que narra a batalha do abismo de Helm. E o fim do Retorno do rei é muito emocionante. Não chorei por cause de um final triste. Chorei porque acabou. Foram quase três meses presa a essa leitura e...acabou. O filme me arrepia.

Quote: Tambem não consigo separar apenas uma citação, então vão várias:

"Muitos que vivem merecem morrer. Alguns que morrem merecem viver. Você pode lhes dar a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte, pois mesmo os mais sábios não podem ver os dois lados." Gandalf

"Não jure que caminhará no escuro aquele que não viu o cair da noite." Elrond

"Só é necessário um inimigo para preparar uma guerra, e não dois, [...] e aqueles que não têm espadas ainda podem morrer por meio delas" Eowyn


Nenhum comentário:

Postar um comentário