quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Top 10 Nomes esdrúxulos da ficção

Me veio a inspiração para esse post hoje, em uma agradável aula de Literatura, enquanto lia um trecho de "Grande Sertão Veredas" me deparo com o belo nome "Riobaldo". Isso me motivou a lembrar-me de outros nomes no mínimo estranhos de outros persnagens literários, nacionais ou não, e montei uma listinha.
É claro, ela pode parecer meio incompleta, já que minha mente é estranha e tende a esquecer as coisas mais obvias.


10. Imperatriz Criança - História sem Fim
Esse nem é o mais esdruxulo, mas que eu acho estranho chamar uma imperatriz de "Criança", isso acho sim. Sem falar que dificulta a minha visualização da personagem (sim, o nome dos personagens pode influenciar na maneira como minha mente os enxerga).

9. Maria Cebolinha - Turma da Mônica
Os nomes de quase toda a Turma da Mônica é sugestivo, mas o da familia do Cebolinha é o mais cômico. Toda a familia dele possui alguma variação de Cebola(Seu Cebola = pai, Dona Maria Cebola=mãe, Não-sei-o-quê Cebolão=avô).

8. Brirri-rini-brini-ruri-rá - Crônicas de Narnia
É conhecido apenas como Bri, pra tudo ficar mais fácil em "o Cavalo e seu menino", terceiro da série narrando as histórias de Narnia, onde o simpático cavalo (acho que vocês já desconfiavam que era um cavalo, né?) acompanha Shasta e Aravis.

7. Pedro Bala - Capitães de Areia
Sugestivo o nome, não?
É o capitão dos "Capitães de Areia", um grupo de meninos de rua de uma cidade qualquer.
Não li o livro e nem quero lê-lo, de desgraça já me basta o noticiário.

6.Qualquer um dos filhos do Harry com a Ginny - Série Harry Potter
Quando penso que nada ficaria mais tosca que aquela batalha final, me aparecem esse nomes ridículos. Reconheço a intenção das homenagens, mas achei as combinações cafonas. Pra quem está boiando, o primogênito do casal de chama Tiago Sirius Potter, o do meio é Alvo Severo Potter e a caçula é Lillian Luna Potter. Acho que o Alvo se saiu pior que os irmãos...

5. Quasimodo - Corcunda de Notre Dame
Coitado do Corcunda, já é feio e lhe dão um nome pior ainda.
Se bem que "Quasimodo" significa "meio formado", ou seja, aquela coisa desfigurada que ele é. Apesar disso, é um personagem ótimo, psicologicamente complexo, adoro isso.

4.Policarpo Quaresma - O Triste Fim de Policarpo Quaresma
Outro da série: "não li e nem pretendo ler".
Momento devaneios da Lari: Poli significa muitos, carpo é aquele osso que a gente tem na mão...então policarpo seria muitos ossos que a gente tem na mão...então ele é um mutante! Ou tem vários dedos, ou muitas mãos @_@
Fim do devaneio.

3. Hermengarda - Eurico, o presbitero
Estudei sobre esse livro ano passado, mas esse nome ficou gravado em minha mente. Parece espingarda...

2. Riobaldo - Grande Sertão Veredas
Foi esse nome que me motivou a escrever todo esse post. Quando me deparei com esse nome, comecei a rir e a imaginar de onde os autores tiram os nomes de seus personagens e se existe em algum canto desse país enorme, alguem com esse nome...

1. Macunaíma - Macunaíma
Esse ganha de todos. Para mim, sempre foi uma mistura de Maconha com Cocaína que gerou o nome (e todo conteudo tambem) do livro. Até hoje não acredito que perdi meu tempo lendo isso, e pior, que consideram o infeliz do nome estranho um "simbolo nacional". Ahan, claro, sou uma vagabunda que não faz nada da vida e só quer saber de...bom, vocês me entenderam, nunca senti muita simpatia pelo país em que nasci, nem encaixo em nenhum dos rótulos que lhe são impostos. Mas parece que quando li esse livro, foi a gota d´agua, não vejo a hora de sair daqui.

Menção honrosa - Todos os reis das obras de Tolkien, os filhos deles...êita povinho pra ter nome parecido. Quando li o Silmarillion precisava consultar as árvores genealógicas toda hora. Isso sem falar quando esse povo decidia ir pra outro lugar, fazer algo de notável, e pronto, ganhava mais um nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário