terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mulan



Dia das crianças foi ontem, parabens a todas as crinças, especialmente as de coração *-*
Bom, agora vou falar de um dos filmes da Disney que mais me marcaram, Mulan.
Adoro o filme, mas principalmente, foi o primeiro filme que vi no cinema, quando tinha 7 anos.
A história é muito boa, bem feito, as músicas são legias e a Mulan é uma heroína. Já disse que não gosto tanto daqueles filmes que a princesa fica esperando o principe dela sentado, né?

Bom, pra quem não conhece, eu super recomendo, e aí vai uma sinopse:

Mulan, uma garota rebelde e diferente das outras meninas dessa sociedade tão tradicional, descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos! Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial.


E com SEMPRE tem o bichinho engraçadinho que faz piadas, nesse filme tem o dragãozinho Mushu. Gente, adoro ele, já decorei o filme, mas sempre dou risada das piadas dele xD

Ah, e esse poster não é o da capa de dvd, mas achei ele tão bonito...

Algumas curiosidades:

Quando Mulan canta “Reflection”, seu reflexo aparece em algumas rochas, onde há algumas inscrições, onde podem ser lidos os nomes de vários animadores que trabalharam no projeto em uma língua chinesa antiga. (adoro essas homenagens a equipe que eles sempre fazem dessa maneira sutil)

“Réplicas” dos diretores Tony Bank e Barry Cook aparecem no clímax, quando Mushu procura os fogos de artifício. (idem ao de cima)

A Disney inicialmente não aprovou a ideia de ter um dragão acompanhando Mulan durante o filme, pois temiam que ia parecer muito grande e ameaçador. Só aceitaram a ideia após a justificativa de que na cultura chinesa, os dragões podem ter qualquer tamanho. Assim, Mushu, um pequeno dragão, nasceu. Há referências há este conflito no filme, quando Mulan o chama de “Anão”, e ele responde “Of course! I’m travel size for you convenience! If I was my REAL size your cow (Khan) here would die of fright!” (Claro! Eu estou no meu tamanho de viagem para sua conveniência! Se eu estivesse em meu tamanho real, sua vaca aqui ia morrer de medo). (dragões são o que há. Mushu (L))

Na lenda original chinesa em que este filme foi baseado, Mulan tem êxito, e deixa o campo de batalha com grandes honras. Meses mais tarde, companheiros de Mulan vêm em busca de seu “irmão” de armas, e ficam chocados ao descobrir que ela é uma mulher.

Primeiro filme da Disney a lidar claramente com a guerra e a ter uma heroína asiática. (acho que um dos únicos não?)

Foi o primeiro DVD da Disney lançado nos EUA. (eu tenho ele uhul \o/ E tenho o VHS tambem...alguem quer me presentear com a edição especial do dvd?)

Na China, os grilos de fato são considerados provedores de sorte, daí a personagem de Gri Li.

MULAN abriu seu fim-de-semana com $22,7 milhões de dólares, superando os antecessores HÉRCULES, que arrecadou $21,5 milhões, e O CORCUNDA DE NOTRE DAME, que arrecadou $21,03. Nas bilheterias americanas, também superou os antecessores, arrecadando mais de $120,6 milhões. Entretanto, seu desempenho ao redor do mundo ($304,3 milhões) foi o pior da Disney na década para uma animação, na frente apenas de HÉRCULES. (eu estou aí no meio, eu estou aí no meio \o/ adoro isso )

Referencias daqui http://www.disneypedia.com.br/filmes/mulan/

E, como sempre, minhas três músicas favoritas do filme (porque todo bom filme da Disney tem váris músicas...mesmo eu achando que nesse foram poucas, só 4 ou 5)



Uma das primeiras cenas, eu acho bem legal...adoro essas músicas iniciais que, em 3 ou 4 minutos, apresentam as personagens e a situação de cada uma para o desenrolar do filme.



Essa já mais daquelas músicas qeu expressam os sentimentos da personagem, sem avançar com o enredo da história...mas não deixa de ser bom. Adoro a versão original dessa música, com a Christina Aguilera cantando.



Essa é minha parte favorita, minha música favorita, adoro *-*
Não sei porque, acho muita graça em filmes onde há a inversão de papeis (mulher se passando por homem, uma pessoa se passando por outra, corpos trocados, etc) e a melhor parte são as primeiras tentativas dessa pessoa fingindo ser outra.
Mas a música tambem é bem intressante, a letra dela é profunda, é uma das poucas das músicas da Disney que escuto frequentemente e bem alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário