segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Crônicas de Narnia - O sobrinho do mago

Voltando a falar da aposta literária....Mais uma resenha/resumo/cometário de outro livro que li.



Série: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis
Livros e Anos de Publicações:
1. O Sobrinho do Mago – 1955

Pela ordem cronológica dos acontecimentos da série, esse é o primeiro livro. Mas foi o penúltimo a ser escrito e lançado, já que o autor resolveu falar como foi a criação de seu mundo antes de destruí-lo no último livro.

Eu o li pela primeira vez quando devia ter uns doze anos, por isso não peguei todo o alegorismo (essa palavra existe?) e a relação com a Biblia, mas sim, ela está presente em todos os livros da série, de uma maneira sútil mas perceptivel.

Bom, vamos ao que interessa - o livro.
Tudo começa com Diggory, que tem um tio maluco e uma mãe doente. Eis que um dia ele conhece uma garota, Polly e eles se tornam amigos. Não sei como, eles vão parar no escritório do tio do garoto e descobrem que ele faz uns esperimentos malucos, mas toda sua atenção está em uns anéis mágicos. Esse anel os leva a um bosque, repleto de lagos, alguns grandes, outros menores, outros ainda, estão secos. Cada um desses lagos leva a um diferente mundo. Até que, depois de algumas aventuras e desventuras, eles chegam a um mundo que acabou de ver seu primeiro raio de sol: Narnia.

E aí vai, não vou falar mais, vai ser spoiler, mas tenham certeza: muitas coisas que em "O leão, a feiticeira e o guarda roupa" aparecem sem muita explicação começaram nesse livro, onde explica bastante coisa. Por isso gostei mais quando li da segunda vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário