domingo, 7 de fevereiro de 2010

Crônicas de uma garota escapista: O Almoço de domingo

Tardes de domingos são preguiçosas e tediosas. Hoje está especialmente horrivel por causa do calor, mesmo assim recusei um piscina por causa do sol (prezo pela minha pele descorada, não preciso mais que um pouco de mormaço para ficar toda vermelha e ardendo).
Mas o que vou narrar aqui começou na sexta feira.

Na minha familia, o almoço de domingo s tornou um ritual. Cada semana ele acontece em uma casa, sempre em sequencia. Hoje ele seria aqui em casa e, minha mãe já começou a se preocupar com ele na sexta feira a noite, enquanto montava a lista do mercado.

Incrivel como quase toda mãe tem um livro de receitas monstruosamente grande e velho. Pena que dá para contar nos dedos quantas dessas receitas ela realmente fez. Ela se interessou por uma torta de morango, que realmente parecia apetitosa.

Antes de continuar, preciso comentar que os últimos bolos que minha mãe fez não deram muito certo. Alguns não cresceram, outros desmoronaram, outros ficaram estranhos, porem dificilmente ficavam ruins. Porem isso sempre criou uma espectativa e motivou apostas secretas sobre o que aconteceria com o próximo bolo ou sobremesa feito por ela.

Na tarde de sabado, ela começou a fazer a tal torta, com a ajuda da minha irmã. Confesso que nunca me dei muito bem com a cozinha, por isso fiquei meio longe. Mas não ouvi muita exaltação na cozinha, por isso suponho que tudo tenha corrido razoavelmente bem.

Enquanto ela estava assando, eu e minha irmã saimos para ir á pizzaria com nossas tias. Quando voltamos, todos já dormiam por aqui e fomos procurar a torta, para ver que com que cara ela ficou. Procuramos por tudo e nada de encontrar a dita cuja.

Hoje, fui acordada para ajudar minha avó a fazer panquecas e, para minha surpresa minha mãe estava fazendo outro bolo. Então perguntei sobre a torta, quando ela me contou que tinha dado tudo certo, ela tinha crescido e ficado bonita. Até que ela colocou em cima da pia para esfriar e foi atender o telefone. Quando ela voltou, tinha uma barata em cima da torta.

Conclusão, ela precisou jogar TUDO fora, porque tinha a calda em volta e tal..E a barata sapateou por tudo. Deu muito dô da minha mãe contando a história.

Aí ela fez um bolo simples, daqueles com massa de chocolate e leite de côco em cima. E esse bolo cresceu, ficou bonito. Quando o pessoal chegou e viu aquele bolo ficou surpreso, porque era o primeiro em uns dois anos que ficava bom e bonito. Mas foi aí que ficaram sabendo da história toda #roll.

Não tenho fotos da torta porque nem cheguei a vê-la, mas o bolo é esse:



Outra novidade: Ajudei minha avó a fazer panquecas.
Já havia feito antes, mas fiz hoje de novo. Fritei-as com nossa nova panquequeira. Foi divertido, e só derrubei duas no chão (e queimei o canto do meu dedo, mas nem doeu tanto assim.
A receita é simples, e rendeu umas 50 panquecas.
O mais dificil foi chega no ponto da massa.


Panquequeira no fogão, fritando a massa. Do lado, um prato com as panquecas já fritas, mas ainda sem o recheio. Na panela grande, o arroz tá, não tem nada a ver -q)


EEEE o resultado final foi:




Fiquei com fome só de fazer esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário