terça-feira, 27 de abril de 2010

Parabéns para minha terrinha


Nunca escondi de ninguém o quanto a monotonia de cidade pequena me desagrada...mas não posso negar que, apesar de tudo, gosto dessa minha terrinha.
Nossas ruas são melhores que as de Bauru, o indice de violencia é menor que o de Agudos, e temos mais opções de lazer que Borebi ou Areiopólis. Nunca ouviu nenhum desses nomes e pensou que bauru fosse um lanche? Normal.


Voltando ao assunto do post. Hoje é aniversário de Lençóis Paulista, minha amada cidade.
Queria fazer um post dedicado a história da cidade e tudo o mais, mas é quase impossível encontrar algum site decente (tanto em conteudo como em layout...sou obrigada a ver tanta coisa porca).
O artigo da Wikipedia é mediócre:


História

Fundado em 28 de abril de 1858 (151 anos)


Sinceramente? O artigo na Desciclopédia fala muito mais verdades.

Mas vamos lá, levando em conta que a cidade é conhecida como "cidade do livro", é claro que as melhores fontes estão lá. Até pensei em descer na biblioteca procurar boas referencias para transformar esse post em algo que possa servir de base para pesquisas, mas não deu tempo. Sou uma pessoa muito ocupada -q
O que realmente importa: a cidade surgiu na época dos bandeirantes, tem as familias tradicionais (que por um acaso tem tradição até hoje, bem como dinheiro e influência na sociedade lençoense, que eu por algum acaso nem frequento :D). E como é de praxe, a cidade cresceu em torno de uma igreja. Essa aí na foto é o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, tambem conhecida por não-moradores-da-cidade como "aquela igreja azul", e encontra-se bem no centro da cidade. No quarteirão de trás localiza-se o antigo Grupo Escolar Lençoense, atual EMEF "Esperança de Oliveira" (eu estudei lá *o*) a escola mais antiga da cidade. No quarteirão do lado (à direita em relação a foto) está aquela casona amarela bonita....mas eu não lembro o nome dela, só sei que tem a parte infantil da biblioteca e sempre tem umas exposições bem legais...acho que é Espaço cultural, centro cultural, algo do gênero...E no quarteirão de baixo encontra-se a biblioteca municipal.

A parte realmente legal (e que me dá orgulho) é o fato de Lençóis ser a cidade do livro.
Não sei se já ouviram falar num cara chamado Origenes Lessa?
Então, ele foi um escritor brasileiro razoavelmente famosinho, que nasceu aqui em Lençois (e se mudou aos 3 anos para o Maranhão....mas essa parte da história a gente pula).
O fato é que (dizem, eu nem era nascida nessa época) mesmo tendo vivido grande parte de sua vida no Maranhão e no Rio, ele sempre dizia que Lençóis era sua terra natal e etc. E foi ele quem idealizou e apoiou a construção da biblioteca municipal, e liderou uma campanha motivando diversos escritores brasileiros a doarem livros. Em troca, eles recebiam nomes de ruas na cidade.Quem doava muito tinha direito de ser AVENIDA, quem doava razoavelmente era RUA e, quem doasse pouco ou deixasse de doar, virava BECO. O fato é que hoje temos o bairro da CECAP, em que praticamente todas as ruas possuem nomes de escritores que doaram para o acervo, como Carlos Drummond de Andrade, Ana Maria MAchado, Cora Coralina, Jorge Amado, Zélia Gattai, entre muitos outros.
No total, são mais de 90 mil obras, sendo que cerca de 75mil delas pertencem ao acervo circulante. São mais livros do que habitantes (não sei se já comentei, mas a cidade atualmente tem cerca de 63 mil habitantes).


Para finalizar o post, não podia deixar de falar da FACILPA (Feira Agricola Comercial e Industrial de Lençois Paulista). A desse ano se inicia no próximo sabado e dura duas semanas. Sempre houve um predominio do gênero sertanejo, mas esse ano ele só não vai estar presente nos dois dias de shows sacros/gospeis. Isso me irrita, profundamente, até porque eu moro perto do recinto. Toda a poeira vem para o meu bairro, bem como o barulho. E creio que os leitores do blog repararam na minha repulsa a tudo isso. Creio que sou a única adolescente que detesta o evento. Gostos pessoais a parte, a feira é absurdamente estranha. Termina antes ou justamente na semana do pagamento, mas mesmo assim todo mundo vai, e todo mundo gasta.

E com todos esses pontos positivos e negativos, Lençóis é uma cidade ajeitadinha e bonitinha, isso não se pode negar. Venha nos visitar algum dia :D

domingo, 25 de abril de 2010

Fanarts de "Alice"

Alguem já assistiu a versão do Tim Burton da história da Alice? Estou louca para ver, sério.
Não me conformo com o tempo que demorou da estréia Norte-Americana até o lançamento aqui, em terras tupiniquins.
Mais uma vez recorro ao Deviantart para buscar imagens para o post. hoje escolhi belas fanarts sobre o tema. Algumas baseadas na versão do Tim Burton, outras na da Disney de 1951, e outras ainda no imaginario de seus artistas.

Fanart, para quem não sabe, é uma arte criada por um fã, seja de um filme, livro, alguma celebridade, etc.

Mais uma vez digo, visitem as galerias originais e prestigiem os artistas :D





























sábado, 24 de abril de 2010

Fotos inspiradoras

Post aleatório, juntando alguma excelentes fotos encontradas no DeviantArt.
Precisava de inspiração, minha imaginação anda a mil, mas preciso me acalmar para colocar tudo no papel.

Prestigie os artistas, visite as galerias originais clicando em cada imagem (:



































quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Bela e a Fera - O Musical



Mora Longe de São Paulo? Não tem dinheiro para ir ao teatro? Não foi assistir o musical da Bela e a Fera porque todos falavam que era coisa de criança? Qualquer outro motivo que não falei aqui?

Seus problemas acabaram! (ou não)

Post é dedicado a @maiina_ , que me contou que havia o musical inteiro, sim, o musical inteiro com filmagem profissional no youtube.

Estou tendo crises histéricas aqui assistindo, sério...e olha que ainda estou na parte 7, das 15 que possui ao todo. É tuo lindo, o figurino é maravilhoso, os cenários são espetaculares, o elenco é ótimo. E vim aqui, compartilhar cultura com vocês ;D

Essa foi a montagem de 2002 no Teatro Abril, em São Paulo, e contou com o seguinte elenco:
Bela - Kiara Sasso
Fera - Saulo Vasconcelos
Gaston - Daniel Boaventura / Nando Prado
LeFou - Beto Marden / Roberto Rocha
Lumiére - Marcos Tumura
Din Don - Jonathas Joba
Dona Cômoda - Andrezza Massei
Sra. Potts - Ana Taglianetti
Maurice - Cláudio Cury
Babette - Keila Bueno

E algumas curiosidades (adoro curiosidades *-*):
A peça teatral tem duração de cerca de duas horas e quarenta minutos contra uma hora e 24 minutos do filme em que é baseada.

Em São Paulo a peça custou cerca de oito milhões de reais.

Diferente do que muitas pessoas achavam, os atores cantavam ao vivo, longe de playbacks os atores atuavam e cantavam ao mesmo tempo com uma orquestra ao vivo na parte frontal rebaixada do cenário.

A equipe responsável pelo figurino era de 26 costureiras que as faziam a mão, algumas roupas chegavam a pesar mais de 20 quilos, para isso os atores e figurantes tiveram uma preparação na hora de atuar vestindo roupas pesadas.

Em São Paulo a peça ganhou grandes proporções chegando a se igualar com o musical original de Nova Iorque e sendo recomendada em outros países por ser uma das melhores adaptações do musical.


Sem mais enrolação, os links:

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Harry Potter e a pedra filosofal

Oi oi, acharam que tinha abandonado tudo de novo, não?

Agora que não quero abandonar esse blog e tambem colaboro no Lorota, necessito do dobro de criatividade, e parece que tenho tido menos da metade do habitual. Mas assisti as duas torres e Narnia nesse fim de semana, com certeza logo virarão posts *---*

Se lembram da Aposta Literária que já havia comentado? Pois então, devo voltar com os resumos/resenhas/comentarios meus. E vou ganha-la *o*



Série: Harry Potter

Autora: J. K. Rowling
Livros e Anos de Publicações:
1. Harry Potter e a Pedra Filosofal – 1997

Devo confessar que tenho todo um carinho especial com esse livro. Foi o primeiro livro livro que eu li em toda a minha vida, o livro que me mostrou que ler pode ser uma tarefa prazerosa, que te faz imaginar todo um novo mundo que você nunca imaginou que pudesse existir.

A primeira parte da saga do bruxinho não é a parte mais legal, mas também está longe de ser a mais monótona. O primeiro capitulo é meio confuso se você não tem noção nenhuma da história( que era meu caso na época) mas depois tudo se incaixa, e é isso o que há de mais maravilhoso na obra da inglesa J.K.Rowling.

O livro conta rapidamente sobre a infância do jovem Harry, garoto órfão criado pelos tios e que descobre ser um bruxo, sendo então enviado a uma escola de magia, Hogwarts. Lá ele descobre mais sobre seu passado. Ele foi o único ser conhecido que sobreviveu a uma maldição de morte e por isso, é visto como uma lenda. Nessa escola ele também faz amigos, assiste aulas super hiper mega legais, se dá mal nas provas, se mete em várias confusões (/narradordesessãodtarde) e quer bancar o herói o tempo todo. Isso me irrita. Mas se não houvesse isso, não existira a história.

domingo, 11 de abril de 2010

Top 10 - Filmes musicais

Não é segredo para ninguem que, de todos os diversos gêneros de filmes que pipocam em toda parte, musicais são os que mais me fascinam. Pena que hoje em dia existam tão poucos...

Uma das coisas que gosto em fazer posts do tipo "top 10 de um coisa x" é que posso falar sobre várias coisas diferentes que possuem algo em comum. É claro que alguns filmes um dia ganharão um post só deles, mas deixem eu ser feliz.

Iniciando o top

10. Grease

Sinceramente, esperava mais do filme. É legerte, mas é fraco. Seria um "High School Musical" dos anos 50. Mas é inegável que marcou uma geração, e algumas cenas se tornaram clássicas, como Summer Nights.
Se você nunca assistiu, recomendo que assista ao menos uma vez, porque é um clássico.

9. Encantada

No fundo no fundo esse filme também é meio bobinho e clichê, mas eu confesso que adorei ele. Mas sou suspeita, já que sou tiete da Disney. Gostei de como ele começa, uma animação 2D com uma histórinha bem clássica e previsível, até que a princesa cai no mundo real e aí começa a parte engraçada e tal...e como todo clássico da Disney, existem as cenas cantadas. Não são muitas, mas só por essa já vale a pena.

8.Across the universe

Achei a história bem original, contada através de músicas dos Beatles. Se passa na década de 60, com toda aquela tensão Guerra do Vietnã/movimento paz e amor. Tudo é muito colorido, tem algumas cenas que aparecem do além aleatório e acabam no mesmo lugar, que te fazem pensar "WTF é isso?" mas se elas fossem tiradas, o filme não seria a mesma coisa. Falando nessas sequencias coloridas, a do boliche, logo no começo do filme, é uma das minhas favoritas

7.Chicago


Esse filme é muito bom. A história é diferente de outros filmes do gênero. O que acho mais legal é que o musical mesmo se desenrola só na cabeça da Roxy ( Renee Zellweger). Mesmo assim a personagem dela é tontinha. Já a Catherine Zeta-Jones é diva. A melhor sequecia é a do começo do filme, All That Jazz.

6. Cantando na Chuva

Esse filme é muito bom, alem de ser um clássico. Praticamente obrigatório para quem aprecia o gênero, ou até mesmo para quem gosta de cinema de um modo geral, já que a história em si trata da transição do cinema mudo para o falado, e assim o pipocamento de musicais. A cena do Gene Kelly cantando na rua durante a chuva é clássica, mas na minha opinião, a melhor parte do filme é justamente a cena anterior, Good Morning

5. A Bela e a fera

Acho que todo mundo já entendeu o meu vício nesse filme...Na minha opinião, é a melhor de todas as animações 2D da Disney (ok, Mulan ficou com o segundo lugar por muito pouco maaas tenho toda uma história de auto-identificação com a Bela). E o filme tambem tem o trunfo de ser a única animação 2D a ser indicada ao Oscar de melhor filme ( digo unica animação 2D porque UP foi indicado esse ano...mas são as únicas animações a alcançar tal feito).
A sequencia do baile é maravilhosa, mas como sempre sou do contra, a minha favorita é a cena do jantar, grandiosa, com todo mundo cantando, bem digno de musical mesmo.

4. Mamma Mia

O filme mais recente que vi. Não sou a maior fã do Abba, mas confesso que ouvir "Dancing Queen" me faz mais feliz. Alias, para mim foi a melhor sequencia do filme.
A história em si é meio fraca, mas o filme é bom, diverte, é belo. Alias, adorei o local, uma ilha grega, uso de bastante cores claras e brilhantes. E Meryl Streep é muito diva. A única coisa é que Pierce Brosnan cantando parece que está no banheiro...

3.Moulin Rouge
Como amo esse filme. A história não é a coisa mais original do mundo, mas é bonita. Desde o começo do filme você já sabe o final, mas dá para esquece-lo no decorrer do filme e chorar quando tudo termina. A fotografia é linda, e gostei bastante do jogo de cameras em algumas cenas. Outra coisa legal é que quase todas as músicas já existiam e eram até conhecidinhas e foram incorporadas no filme, se encaixando na história. Alguns exemplos pode ser o mash up de "Smell like teen spirits" com "Lady Marmelade" logo no ínicio, your song do Elton John, The Show must go on do Queen, Roxanne do The Police, entre outras, como o medley que, para mim, é uma das cenas mais perfeitas do filme

2. Sweeney Todd

Eu tinha medo de assistir esse filme, tanto que tinha o dvd há quase três anos. Dias desses me deu votade de ver, assisti e amei. A quantidade de sangue é excessiva e escondi o rosto nessas horas, mas foi um filme que me agradou e surpreendeu bastante. A história é boa, o final é surpreendente. Tim Burton não bate muito bem das ideias, mas faz filmes bizaramente bons. E ouvir Johnny Depp cantando é tão bom *-*
Adorei toda trilha sonora, mas a sequencia abaixo foi a que mais me chamou a atenção, até porque é uma das raras cenas sem sangue (e a Helena Bonhan Carter tem uma voz linda)


1. Fantasma da Ópera
Esse foi o filme que me fez gostar de musicais, logo, acredito que não seja surpresa vê-lo em primeiro lugar em top elaborado por esta que vos fala. Apesar de eu achar que a Christine é uma tonta, gosto muito do filme, sou viciada na trilha sonora....e bom, eu descobri Nightwish procurando por músicas do filme (e hoje é uma das minhas bandas favoritas...).
Super recomendo o filme para quem gosta de musicais ou romances, histórias bonitinhas e tal. Aga, se você odeia musicais, é melhor nem assistir, já que dá para contar os momentos 'não cantados' do filme. É dificil escolher só uma cena pra postar aqui, mas "all I ask of you" é um clássico.