sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sobre o Carrossel


É dificil procurar por carrossel em português no google, você só vai parr em páginas sobre a novela e mil novecentos e guaraná com rolha (ok, exagerei muito aqui, me ignorem). Então o jeito é procurar em inglês mesmo, com o curioso nome norte-americano “merry go round’.

Hoje em dia eles podem ser os brinquedos menos emocionantes, mas possuem todo um charme, especialmente os mais tradicionais, trabalhados. Isso desperta a minha curiosidade e me inspira.

___

A palavra surgiu do italiano “garosello”, que significa ‘pequena batalha’, que era utilizada na época das cruzadas para descrever um exercício de treinamento dos cavaleiros turcos e árabes.

Carrossel também foi o termo empregado para espetáculos ‘ballet de cavalos’ em festividades da corte, como casamentos da nobreza em meados do século 16, especialmente na Ítala e França. Consistia em cavalos e cavaleiros com trajes elaborados desenvolvendo coreografias, como formar imagens e formas. Geralmente acontecia durante a noite, com os cavaleiros empunhando tochas e com acompanhamento musical.

Carrosséis começaram a ser construídos e operados no começo do século dezoito, em diversas feiras e eventos espalhados pela Europa Central e Inglaterra.

No inicio não existia a plataforma, o que fazia os assentos ‘voarem’ através da aceleração centrifuga . Gradualmente ele foi se aprimorando nos paises europeus, a plataforma foi acrescentada, bem como o movimento ‘para cima e para baixo’. Os órgãos musicais sempre estiveram sempre presentes. No inicio, eram movidos a vapor. Com o tempo, luzes e motores elétricos foram adicionados, dando ao carrossel o aspecto clássico, que é reconhecido até hoje.

__

O carrossel mais antigo que ainda existe foi feito em 1779 e encontra-se no Wilhelmsbad Park, na Alemanha.


Mais informações, fotos, história e projeto de restauração no site (em alemão)


____
O maior carrossel é o Columbia Carousel. Na verdade exisem dois deles, um na California e outro em Illinois. Possuem 106 montarias dispostos em 2 andares.

Esse é o da Califórnia, numa foto de 1990.
Mais informações aqui

___
O Carrossel mais antigo que continua em operação encontra-se no Tilden Park, na Califórnia. Ele foi construido em 1911.



___
Só mais uma curiosidade: os carrosseis na Europa costumam seguir no sentido horário, enquanto os Norte Americanos geralmente vão no anti-horário.

Referencia (alem das já citadas) http://en.wikipedia.org/wiki/Carousel

Um comentário: