segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assisti Alice *-*



Finalmente consegui assistir a versão de Tim Burton da famosa história da menina que cai na toca de um coelho e vai parar no país das maravilhas.
Confesso que assisti quarta feira passada, mas estava com preguiça de escrever...

Sei da existencia do filme desde que o projeto começou, em meados de 2008, 2009, não me lembro ao certo. Mas assim que vi que a Disney iria lançar uma nova versão do filme dirigida por Tim Burton, fiquei histéria. Não sei se já comentei, mas o diretor é um dos meus favoritos. Logo, minhas espectativas estavam tão altas quanto o preço do ingresso da sala 3D.

Achei um absurdo o filme ser lançado aqui no Brasil mais de um mês após o lançamento nos EuA. Mesmo assim me controlei para não procurar qualquer versãozinha pra download. Queria deixar toda a expectativa para a tela grande.

Assim que tudo chegou em solo verde e amarelo, choveram inúmeras criticas negativas sobre o filme, especialmente em se tratando de adaptção, chegando até a compara-lo com Avatar (um show de visual mas com um roteiro mediocre. Mas eu gostei, então que se explodam as criticas).

Veio a calhar um feriado numa quarta feira apenas na minha cidade, pois é o dia que o ingresso do cinema é mais barato (#pobrefellings). Chegando em Bauru, você só vi carros com placas de Lençois. Mas eu não vi ninguem que conhecia diretamente (só aquela vizinha da amiga da sua ex-professora de natação).

O filme não me decepcionou, e não minto quando digo isso. O me conhecimento sobre o filme era basicamente o que tinha visto no longa animado da Disney de 1951 e outras coisas aleatórias.

O filme é visualmente lindo, o efeito do 3D é bem sutil. Não tão delicadamente conduzido como UP, mas tambem sem exageros. Adorei todos os figurinos, e perdi a conta de quantas vestidos a Alice vestiu ao longo do filme.

O roteiro não é genial, mas tambem não é aqual porcaria toda que a crítica anda falando. O visual não é tão sombrio, e creio que essa era a parte que mais esperava.

Como os cinemas desse fim de mundo só fazem uma sessão na sala 3D com cópias legendadas e fazem o favor de coloca-las no horário mais esdrúxulo possível (como 23:45, 00:20, etc) assisti dublado e quase tive um treco. Alguem me responde o que é aquela voz de Frajola do Chapeleiro Maluco?

Ah sim, tirando a voz dublada, Depp esta magnificamente maluco no papel do Chapeleiro e mesmo com o cabeção, Helena Bonhan Carter continua diva. Mas o melhor personagem é, sem dúvidas, o gato de Cheshire.

O que realmente me desapontou foi o final, bobo e infantil. Mas isso não desmerece o filme como um todo. Por mais que não tenha a delicadaza de Edaward Mãos de Tesoura ou a genialidade de Peixe Grande, Alice possui méritos próprios.

4 comentários:

  1. Ahh, independente de qualquer coisa eu gostei, nem foi tão obscuro quanto eu imaginei, só a parte dela pulando nas cabeças cortadas que é o Ó.

    Mesmo Depp parecendo o bozzo vestido pro carnaval a doçura do personagem me encantou e seduziu [mesmo com aquela voz de frajola +1]

    Meu namorado comentou: "Burton conseguiu transformar Alice em um filme com batalha épica" e no fundo eu concordo.

    anyway, vai pro rol dos meus filmes favoritos independente de qualquer coisa =D

    ResponderExcluir
  2. gente, na animação de 1951 o chapeleiro fala com a língua de fora, achei tão lecau eles terem mantido (quase) isso*-* legendado é mto mais cute ver ele falando com a lingua presa, mas anyway
    a melhor voz é a do Absolem, a lagarta fumante... ninguém menos que o SNAPE \o/
    (tenho q confessar que vi dublado tmbm, mas depois vi legendado hihi)
    curti muito apesar das criticas [2], mas se o roteiro tivesse a assinatura do Tim, ah... certeza q ia ser mto melhor!

    ResponderExcluir
  3. @Leh
    Nem achei a batalha tão épica assim...só achei o máximo o exercito de peças de xadrez contra as catas de baralho, me lembrou Rupert *-*
    E o chapeleiro é um fofo *o*

    @JG
    Eu sabia que o Snape ia fazer o Absolem, mas assisti dublado ._. ~chuta

    É..o Tim deveria ter assinado o roteiro...

    ResponderExcluir
  4. Eu lembrei do Rupert também AHSUAHSUHASHSUAHSUAHSUSAHA boom, nem foi tão épica mas você não imagina alice com uam espada lutando com um dragão -Q

    é uma droga assitir dublado T_T

    ResponderExcluir